Análise do item

Esta tabela apresenta os dados de processamento do questionário de uma maneira agradável para análise e julgamento do desempenho de cada pergunta de acordo com a função do exercício. Os parâmetros estatísticos utilizados são calculados como explicado na teoria clássica sobre testes.

Índice de facilidade (FI)(% Correto)

Esta é a medida de quão fácil ou difícil é uma pergunta para os estudantes. É calculado como:
FI = (Xmédia) / Xmáx
onde Xmédia é o crédito médio obtido por todos os estudantes que tentaram o item,
e Xmáx é o crédito máximo atingido para o respectivo item.
Se as perguntas puderem ser distribuídas dicotomicamente em categorias corretas / incorretas, este parâmetro coincide com a porcentagem de estudantes que responderam a pergunta corretamente.

Desvio padrão (SD)

Este parâmetro mede a variação das respostas dos estudantes. Caso todos os estudantes respondam a mesma coisa, então SD=0. SD é calculado como o desvio padrão estatístico para a amostra das notas fracionais (atingido / máximo) para cada pergunta em particular.

Índice discriminatório (DI)

Fornece um ótimo indicador do desempenho de cada item para separar os estudantes proficientes versus os estudantes menos proficientes. Este parâmetro é calculado primeiramente dividindo-se os estudantes em três grupos baseados nas notas. Então a nota média do item analisado é calculada para o grupo superior e para o grupo inferior, e são subtraídas. A expressão matemática é:
DI = (Xsuperior - Xinferior)/ N
onde Xsuperior é a somatória dos créditos fracionais (atingido/máximo) obtido neste item por 1/3 dos estudantes que tiveram as notas mais altas em todo o questionário (i.e. número das respostas corretas no grupo),
e Xinferior) é analogamente a somatória para os 1/3 dos estudantes com as notas mais baixas em todo o questionário.

Este parâmetro pode assumir valores entre +1 e -1. Se o índice estiver abaixo de 0.0 significa que os estudantes mais fracos conseguiram o item mais do que os estudantes mais fortes. Tais itens deverão ser descartados como ruins. De fato, eles reduzirão a precisão das notas totais para o questionário.

Coeficiente discriminatório (DC)

É uma outra medida da força de um item para distinguir os estudantes proficientes daqueles mais fracos.
O coeficiente discriminatório é um coeficiente de correlação entre notas de um item e de todo o questionário. É calculado como:
DC = Soma(xy)/ (N * sx * sy)
onde Soma(xy) é a somatória dos produtos dos desvios para as notas do item e as notas totais do questionário,
N é o número de respostas dadas a esta pergunta
sx é o desvio padrão das notas fracionais para a pergunta e,
sy é o desvio padrão das notas do questionário como um todo.

Novamente, este parâmetro pode assumir valores entre +1 e -1. Os valores positivos indicam itens que fazem discriminação aos estudantes proficientes, e os índices negativos marcam os itens que são melhores respondidos por aqueles com as notas mais baixas. Itens com um índice DC negativo são respondidos incorretamente pelos estudantes intermediários e assim eles são geralmente uma penalidade contra a maioria dos estudantes proficientes. Estes itens deveriam ser evitados.
A vantagem do Coeficiente discriminatório versus o Índice discriminatório é que o primeiro utiliza a informação de toda a população de estudantes, não somente a terça parte do extremo superior e a terça parte do extremo inferior. Assim, este parâmetro apresenta uma sensibilidade maior para detectar o desempenho no item.

Índice de todos os textos de ajuda
Show this help in language: English